Joan Clarke

Beatriz Navarro
3 min readJul 6, 2021

--

“nota: lingüista, línguas: nenhuma

Joan Clarke foi uma Matemática e Criptoanalista nascida em 24 de Junho de 1917 em Londres. Em 1936 recebeu uma bolsa de estudos para o Newnham college, faculdade de Cambridge destinada as mulheres. Em 1939 ela obteve o primeiro diploma duplo em Matemática, mas na realidade era apenas um título, pois Cambridge não forneceu diplomas de bacharelado para mulheres antes de 1948. 💔

Em 1947 foi nomeada Membro do Império Britânico graças as suas contribuições para salvar milhares de vidas e encurtar a Segunda Guerra Mundial em alguns anos.

Em 1952 casou-se com o Tenente-Coronel John K.R. Murray com quem aprendeu a gostar de numismática (estudo de moedas)👰🏻‍ Em 1986 ela foi premiada com a Medalha de Ouro Sanford Saltus da British Numismatic Society por sua contribuição acadêmica. 🥇

Joan faleceu em setembro de 1996 em sua casa em Oxfordshire.

Bletchley Park

Bletchley Park é considerado o local oficial dos “code breakers” (quebradores de código) durante a Segunda Guerra Mundial. Era uma equipe formada por matemáticos, estatísticos e engenheiros que participava de missões da área de Inteligência Britânica com o objetivo de decifrar as mensagens enviadas pelos alemães. Era uma área secreta localizada na cidade de Milton Keynes, a pouco mais de 70 km ao norte de Londres.

Gordon Welchman, ex-professor de Joan a convocou para Bletchley Park. Com uma semana em Bletchley, Joan começou a trabalhar na cabana 8 decifrando os enigmas da marinha Alemã juntamente com Alan Turing 👨🏻‍💻🏳️‍🌈 e outros colegas. Joan era a única mulher nesta equipe e pelo seu trabalho excepcional se tornou vice chefe em pouco tempo, mas nunca obteve salário equivalente ao dos seus colegas, precisando se inscrever como lingüista para obter um dinheiro extra.

Banburismus

A marinha Alemã utilizava a máquina enigma criada para criptografia de operações financeiras no fim da Primeira Guerra mundial para criptografar sua comunicação durante a Segunda Guerra Mundial. O número de combinações que deveriam ser testadas para decifrar o código gerado pela enigma era surreal e acreditou-se por muito tempo que impossível de quebrar.

Porém, Alan turing desenvolveu o processo de análise Banburismus que utilizava análise sequencial e conseguia reduzir o tempo para decifrar o código da enigma.

Clarke não era só uma ótima bamburistas, ela também desenvolveu novas técnicas para acelerar o processo de decodificação das mensagens.

Parque Bletchley (Inglaterra)
Máquina Enigma
Máquina utilizada para decifrar os códigos nazistas

Um nome tão pouco conhecido, porém tão importante para história. Milhares de outras mulheres trabalharam em Bletchley Park e muito provavelmente nunca serão conhecidas.

“Das quase 10000 pessoas que trabalhavam lá, 75% eram mulheres, e a despeito desse número, o destaque de informações acerca de suas grandes contribuições para a queda do nazismo é muito menor quando comparado às equipes de homens que lá atuavam .”

❤️❤️❤️Margaret Rock, Mavis Lever e Ruth Briggs[…]❤️❤️❤️

Referências

www.bletchleypark.org.uk

https://cryptoid.com.br/banco-de-noticias/icone-da-criptografia-na-2a-guerra-mundial-maquina-enigma-tem-exemplar-no-brasil/

https://drive.google.com/viewerng/viewer?url=https://www.ams.org/publications/journals/notices/201703/rnoti-p252.pdf

http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/10/joan-clarke-e-a-voz-feminina-na-quebra-da-enigma/

https://www.primevideo.com/detail/O-jogo-da-imita%C3%A7%C3%A3o/0RE594TD30MV9KITHPFBQ312IA?_encoding=UTF8&language=pt_BR

--

--

Beatriz Navarro

Apaixonada por Testes de Software, Automação, Literatura e História 💜